Saturday, June 2, 2007

Biografia de Sophia de Mello Breyner Andersen


Sophia de Mello Breyner Andersen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919. Sophia tem origem dinamarquesa por parte do pai. Estudou Filosofia Clássica na Universidade de lisboa, mas não acabou o curso. Casou-se com Francisco Sousa Tavares, político, jornalista e advogado de profissão. Teve cinco filhos: “uma missionária, uma professora universitária de Letras, um advogado e jornalista de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramista e mais uma filha que herdou o nome da mãe. Os filhos motivaram-na a escrever contos infantis.. “

Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, o mais importante no género literário. Escreveu inúmeros contos infantis mas também poemas. Fez ainda várias traduções.
Sophia foi criada dentro dos valores morais cristãos e veio ,por isso a participar em movimentos universitários católicos e a assumir uma atitude política liberal. Denunciou vários falsos critérios do regime salazarista. Em 1975 foi eleita para a Assembleia Constituinte, pelo circulo do Porto, numa lista do Partido Socialista.
Morreu num hospital da Cruz Vermelha, com 84 anos, em 2004.

1 comment:

litledevil said...

desculpe dizer-lhe mas sophia de mello breyner andersen não estudou Filosofia mas sim Filologia clássica