Sunday, June 3, 2007

Biografia de Mia Couto


António Emílio Leite Couto é o nome completo do conhecido autor moçambicano, Mia Couto. O nome Mia, foi lhe dado pelo seu irmão, que quando era pequeno não conseguia dizer Emílio. O nome fica-lhe bem, uma vez que tem uma grande paixão por gatos.
Nasceu a 5 de Julho de 1955 na Beira. Tem ascendência portuguesa, visto que o pai é natural de Rio Tinto. Começou a escrever para o jornal “Notícias da Beira” com apenas 14 anos. Começou a tirar o curso de medicina em 1972. Em '74 começou a enveredar pelo jornalismo. Tornou-se repórter e director da Agência de Informação de Moçambique, da revista semanal “Tempo” e do jornal “Notícias de Maputo”.
Participou activamente na guerra, como membro da Frelimo, o que o obrigou a viver clandestinamente durante alguns anos.
Em '85 voltou à Universidade de Eduardo Mondlane, em Lourenço Marques onde se formou em Biologia. Em 1992 foi o responsável pela preservação da reserva natural da Ilha de Inhaca. Dedica-se, actualmente, a pesquisas deste âmbito, para além disso é professor e dirige uma empresa de estudos sobre o impacto ambiental.
Escreveu vários romances, poemas e artigos de jornalismo:

Vozes Anoitecidas.
Cada Homem é uma Raça.
Estórias Abensonhadas.
Contos do Nascer da Terra.
Na Berma de Nenhuma Estrada.
O Fio das Missangas.

Para além disso, publicou em livros, algumas das suas crónicas, que continuam a ser coluna num dos semanários publicados em Maputo, capital de Moçambique:
Cronicando ( Prémio Nacional de Jornalismo Areosa Pena, em 1989)
O País do Queixa Andar.
Pensatempos. Textos de Opinião.

Também publicou alguns romances:

Terra Sonâmbula (Prémio Nacional de Ficção da AEMO em 1995; considerado por um juri na Feira Internacional do Zimbabwe, um dos doze melhores livros africanos do século XX)
A Varanda do Frangipani
Mar Me Quer (1ª ed. Parque EXPO/NJIRA em 1998, como contribuição para o pavilhão de Moçambique na Exposição Mundial EXPO '98 em Lisboa; 1ª ed. da Caminho em 2000; 8ª ed. em 2004)
Vinte e Zinco
O Último Voo do Flamingo ( Prémio Mário António de Ficção)
O Gato e o Escuro
Um Rio Chamado Tempo, uma Casa Chamada Terra (em filme pelo português José Carlos Oliveira)
A Chuva Pasmada
O Outro Pé da Sereia

2 comments:

A Elena e o Bruno said...

Eu li vozes anoitezidas e pareceu-me bom, mas não percebi muitas coisas. Sou espanhol e estou a estudar a língua portuguesa. Acho que para mim foi dificil de ler, mas disfrutei com as "vozes" que estavan grabadas no CD incluído, muito bem lidas. A maior parte dos contos pareceu-me engraçados, embora tinham um fundo triste. Apenas conheço a história de Moçambique mas sempre depois de uma guerra é tudo tristíssimo. Alguém recomenda-me um livro de Mia Couto mais facil de ler?

mssc23 said...

Espero que não levem a mal... mas na primeira lista de livros que se encongtra no texto... não são romances, mas sim contos...